O que você pode fazer para transformar a experiência do seu cliente em um momento positivo único?

Habitue-se a perguntar: o que dá para fazer ainda melhor? Pois, acredite, sempre é possível melhorar, inovar, criar, por mais simples que seja sua atividade.

Pegue seu balde de pipoca e venha conhecer mais um exemplo real de empreendedorismo criativo.

Em uma de minhas conversas com mulheres de uma comunidade local, encontrei uma empreendedora doméstica que me disse que achava difícil ser criativa, pois vendia apenas um tipo de produto e que, naquele caso, “não havia muito o que inventar”.

Imediatamente me lembrei do exemplo de Valdir Novaki, um pipoqueiro da cidade de Curitiba que revolucionou a forma de atender seus clientes, operou uma série de inovações em seu carrinho de pipoca, quebrou vários de paradigmas e transformou-se no pipoqueiro mais conhecido do Brasil, que hoje é convidado para fazer palestras em grandes eventos sobre empreendedorismo.

Primeiro momento: Valdir, o aprendiz persistente

Em suas palestras e vídeos espalhados pela internete, Valdir Novaki, conta que seu caminho não foi fácil. Nasceu em uma pequena cidade do interior do Paraná, tinha 11 irmãos e para ajudar no sustento da família trabalhou de boia-fria na adolescência. Aos 18 anos foi para a capital sem recursos e nenhuma experiência no mercado formal. Trabalhou como lavador de carro por cerca de 3 anos e depois como atendente em uma banca de revista, onde conheceu vários vendedores ambulantes, interessando-se pelo setor.

Fez seu pedido de licença na Prefeitura de Curitiba em 1992, mas só conseguiu autorização 14 anos depois!

Ele ressalta que não passou este tempo em branco. Observava seus futuros concorrentes, fez vários cursos sobre manejo de alimentos, atendimento e empreendedorismo, assistiu palestras, foi tendo ideias e se preparando para o dia em que pudesse finalmente ter seu próprio negócio. Adotou para si a postura de aprender sempre para identificar tudo o que pudesse oferecer como diferencial, já que seria um entre mais de 60 pipoqueiros concorrendo entre si no anel central da cidade.

Segundo momento: Valdir, o empreendedor criativo

Valdir leva muito a sério a orientação dos maiores consultores em vendas: esteja atento às necessidades de seus clientes.

Há um exemplo bem interessante sobre este seu talento para encantar clientes.

Certo dia, uma cliente que havia comprado sua pipoca dirigiu-se ao ponto de ônibus e, quando estava terminando de comer, eis que chega o ônibus que ela esperava. Valdir a estava observando e viu quando ela estava incomodada com os dedos “sujos” e usou a própria embalagem de pipoca, meio desajeitadamente, para limpar as mãos.

Naquela noite ele pensou muito sobre o assunto e então teve a ideia de criar seu famoso kit higiene, que inicialmente continha um guardanapo, um palito de dente, uma bala de menta e um pequeno folder fazendo propaganda do seu diferencial.

 

Genial, não é? Mas, lembra do que dissemos no início deste artigo? Sempre dá para melhorar. E hoje, no lugar do palito, o kit higiene contém um sachê com fio dental!

E se você também acha que uma atividade mais simples não favorece a inovação, veja alguns dos principais diferenciais deste pipoqueiro empreendedor que, segundo ele mesmo, trabalha basicamente 3 pilares – qualidade nos insumos, excelência no atendimento e extremo asseio:

 

 

Higienização do carrinho: diariamente, antes de iniciar suas atividades, carrinho, panela e todos os utensílios são cuidadosamente higienizados à vista do público.

Álcool Gel para as mãos: depois que o cliente efetua o pagamento recebe uma porção de álcool gel para higienizar as mãos.

Kit Higiene: além do que já comentamos acima, o kit serve também como meio de propaganda da Pipoca do Valdir.

Cartão fidelidade: a cada 5 pipocas o cliente ganha um saco grande de pipoca grátis.

Um avental por dia: Valdir e sua equipe trocam o uniforme diariamente e para que o cliente perceba isso claramente, cada uniforme tem o dia da semana estampado no bolso.

Milho de excelente qualidade: o pipoqueiro empreendedor teve o capricho de pesquisar o melhor milho de pipoca disponível até chegar ao milho que produz uma pipoca mais crocante e que solta menos aquelas casquinhas incômodas.

Menos colesterol: as pipocas são preparadas com óleos com menor teor de colesterol.

Experiência agradável para o cliente: toda a equipe (seus familiares) é treinada para manter o padrão de higiene e a excelência no atendimento, oferecendo várias opções de sabor de pipoca, atendendo com cortesia e seguindo uma das máximas de Valdir: o sorriso é a menor distância entre duas pessoas.

Terceiro momento: Valdir, pipoqueiro palestrante

Espero que esta história real tenha inspirado você – seja qual for sua atividade – como vem inspirando muita gente pelo Brasil afora, pois além das várias reportagens que circulam sobre ele, hoje Valdir Novaki realiza palestras nos mais importantes eventos sobre vendas, gestão e empreendedorismo.
Ele começou com uma visão em mente: ser reconhecido como o melhor pipoqueiro do Brasil. Fez desta visão o seu Norte e trabalhou ativamente para que ela se tornasse realidade, consciente de que sempre haverá o que melhorar.
Valdir acreditou em si, preparou-se e hoje é um caso de sucesso.

E você? Ainda acha que sua atividade é tão básica que não há o que melhorar?
Tem observado as necessidades de suas clientes? Habituou-se a perguntar o que mais pode ser feito para oferecer um melhor atendimento e fidelizar suas clientes?

Pense nisso e comece a enxergar novas possibilidades!

E para conhecer mais sobre Valdir Novaki, seu site é www.pipocadovaldir.com.br.

Acredite em você, prepare-se e venda mais!