á dizia um amigo meu, consultor do SEBRAE: o mercado não está para amador!

E não está mesmo, ainda mais em tempo de vacas magras.

Quer ver um exemplo?

Estamos terminando o mês de abril e logo chegará o Dia das Mães, uma das datas de maior impacto no volume de vendas de todo o comércio, inclusive das vendedoras diretas.

Uma ótima oportunidade – talvez a única antes do Natal – para dar uma levantada na moral e uma incrementada no balanço da sua empresa, por menor que ela seja.

E como anda seu planejamento? Você já traçou sua estratégia?

Como assim ainda faltam 3 semanas??? Na verdade, os mais antenados já estão se preparando para este período há alguns meses.

Mas, nada de desânimo! Este post é justamente para fazer soar o alarme enquanto ainda há tempo de tomar providências.

Definição do público alvo

Quem são e onde estão os clientes que mais compram neste período?

Geralmente pensamos em filhos e filhas comprando para suas mães. Mas, é bem possível estimular os homens a presentearem as mães de seus filhos, por exemplo. Use sua criatividade e as informações a seu favor para ampliar este leque. Sabe aquele seu amigo que vive enaltecendo as qualidades da vovó? Pois então… vovó é mãe duas vezes e também merece ser lembrada. E aquele outro cuja mulher está grávida, esperando seu primeiro filho. Será que ele parou para pensar que ela na verdade já é e está mamãe? Você pode ajudá-lo a se lembrar…

Estratégias de abordagem

Uma vez mapeados os clientes potenciais, você vai precisar programar as visitas, atendimentos, demonstrações, ligações, conforme o caso. Resista à tentação de ir ao sabor do vento. Planeje -se. Anote. Use a agenda. Estabeleça metas diárias e semanais.

E não deixe de repassar os argumentos de venda para você mesma.

Lembra do exemplo do homem comprando presente para a esposa ou companheira? Se você vende produtos de beleza, vai precisar saber orientá-lo sobre o que comprar, pois homens geralmente entendem bem pouco do assunto. Se ela está gestante, que tal aquele creme sensacional que evita estrias? Se você vende lingerie, vai precisar saber quebrar o gelo e obter mais informações para poder oferecer o produto mais adequado.

Filhos homens tendem a pensar em dar presentes como panelas, copos, aventais, utensílios de cozinha, e outros objetos impessoais. Nem passa pela cabeça de alguns que sua mãezinha talvez ficasse muito feliz ao ganhar um bom creme antirrugas, por exemplo. Na cabeça do homem médio, aquele pacotinho não faz “volume” e custa caro. Quem vai explicar para ele os benefícios e o conceito por trás de um produto que tem muita pesquisa científica envolvida e fala diretamente a uma das maiores preocupações femininas? Você, é claro!

Kits costumam funcionar. Ofertas também!

Criar ofertas e kits de produtos para o Dia das Mães costuma funcionar muito bem. São sempre um atrativo a mais.

Divulgação e Propaganda

Você já sabe o que pretende vender, para quem vai vender e onde estas pessoas estão. Então não precisa esperar encontrá-las pessoalmente para divulgar seus produtos, não é? Há muitas formas de fazer contato antecipado sem custo adicional. E-mails, mensagens escritas ou faladas em grupos do Wathsapp, divulgação pelo Facebook, postagens no Instagram, recadinhos pelo Twitter, recados no mural da empresa e do condomínio (se for permitido), e o super eficiente sistema boca-a-boca.

Para incrementar, utilize imagens bonitas. As próprias empresas fabricantes costumam disponibilizar estas imagens para você. Ou se inscreva num banco de imagens gratuito e monte seu próprio folder para enviar pelas mídias sociais. Quando usar texto, cuidado com os erros de português.

Se não souber fazer, peça ajuda. E trate de aprender depois.

Os clientes precisam saber o que você vende e como encontrar você.

Estoque e prazos

Este é um item delicado e quanto mais tarde for planejado, menos espaço haverá para montar sua estratégia. Tudo vai depender do estoque que você e a empresa que você representa possuem, do prazo final para envio dos pedidos e do prazo para entrega dos mesmos. Como estamos falando de uma data comemorativa com alto apelo emocional não podemos admitir a hipótese do produto chegar depois, não é mesmo? Cuide deste item com muita atenção e absoluto profissionalismo.
Nunca prometa o que não poderá cumprir. Nunca!

A gente está sempre aprendendo. Se desta vez você não conseguir se organizar como deveria, aprenda a lição e prepare-se melhor na próxima oportunidade.
Junho vem aí e com ele o Dia dos Namorados. Seu negócio está em suas mãos. Quando é que você vai parar para planejar esta nova campanha de vendas?

Acredite em você, prepare-se e venda mais!

(imagens CrayonStock e Pixabay)